Os problemas dispendiosos dos operadores logísticos no comércio electrónico O papel fundamental da logística tinha sido ignorado por muitas empresas antes da crise sanitária, e não deram a verdadeira importância aos problemas dos operadores logísticos.
De fato, a importância a cadeia de abastecimento nunca foi reconhecida face às realizações comerciais das empresas, ou pelo menos não de forma suficientemente predominante.
Mas durante a pandemia, as empresas FMCG, de comércio electrónico, farmacêuticas e de retail tiveram que reconhecer sua importância e investir para o alcançar seus canais de venda como total prioridade.
Esta adaptação deve-se aos problemas frequentes que os clientes experimentam quando compram produtos em casa.
Estes problemas causam uma insatisfação enorme o que faz com que os clientes fiquem desapontados e não voltem a comprar.
O comércio e a sociedade compreendem agora que existe um processo de distribuição para assegurar que o produto cheguem sem problemas ao cliente final.
Essa cadeia de abastecimento ficou congestionada à medida que as vendas se multiplicaram exponencialmente desde 2020.
“Problemas dos operadores logísticos «Só na América Latina, o crescimento do canal online durante a pandemia da COVID-19 em 2020 foi de 250% e mostrou indicadores altos de novos compradores em comparação com o resto das regiões (53% vs. 40% Global). Além disso, a frequência de compra semanal aumentou 38%, tal como aqueles que dizem fazer compras várias vezes por semana (29% vs. 23% Global)».
A Nielsen Insights assegura
Os problemas dos operadores logísticos no Chile 🇨🇱 foram uma referência para a LATAM
É verdade que no Chile, por exemplo, de cada 10 vendas realizadas, 9 tiveram um inconveniente em 2020. Isto é demonstrado pelo Serviço Nacional do Consumidor (SERNAC) no Chile, que através de um relatório chamado: Inquérito aos Cidadãos sobre o Comércio Electrónico na Pandemia, revelou que 90% das pessoas que compraram online durante a pandemia, admitem ter tido problemas.
Além disso, a agência afirma ter recebido 37.400 queixas sobre vendas de comércio eletrônico, um aumento de mais de 200% só entre Março e Maio de 2020.
✖️Problemas principais dos operadores logísticos:
- As entregas atrasadas representam 55% das queixas.
- 53% dos produtos estão fora de stock.
- Lentidão na resolução de problemas 38%.
- Vendas sem stock 31%.
- Dificuldade em fazer alterações de produto 21%.
A agência destaca no seu relatório que os clientes valorizam mais as empresas quando lhes é fornecida informação clara e em tempo real.
Também atribuem importância à data de entrega prometida.
¿O que devem fazer os operadores logísticos para evitar erros? 🤔
Despacho de productos 🚐 📦
Este é o foco principal das queixas dos consumidores. A maioria da população declarou que está disposta a aceitar que uma compra on-line possa atrasar, desde que o dia da entrega seja respeitado.
Comunicação com o cliente 📲
Quando uma remessa é atrasada, 25% das pessoas esperam ser informadas das razões do atraso.
Avaliar a velocidade⏱️
21% dizem que o mais importante nas compras online é a entrega rápida.
Quando há um problema, há uma recompensa 🎁
10% disseram esperar algo em troca quando o produto é entregue tardiamente.
Preocupações de compras 🛍️
62% estão preocupados em não conseguir encontrar uma pessoa responsável quando existe um problema com a entrega do produto adquirido. Estão também preocupados com o fato de as empresas não respeitarem a higiene e a prevenção do contágio.